Agenda Dókimos

28/01 – CINE DOC
26/02 – COMIC

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Nunca subestime um adolescente

Chileno de 14 anos conta como criou sistema de alerta para terremotos

Sebastian Klocker foi atração na Campus Party nesta quinta.
Ele desenvolveu programa que manda mensagens via Twitter e SMS.


Sebastian Klocker é um garoto chileno de apenas 14 anos, mas já conseguiu alterar a vida de muitas pessoas. Após o terremoto que atingiu o Japão em 2011, ele decidiu criar um sistema que distribui alertas da chegada de tremores no Chile por meio do Twitter e de mensagens de celular. Klocker falou sobre a experiência durante a Campus Party, nesta quinta-feira (9). Ele veio a São Paulo acompanhado do pai.
Para conseguir o sistema de alerta, o jovem ligou um microcontrolador a um sensor de terremotos e, assim, enviar mensagens com antecedência de 5 a 30 segundos ao tremor --no Japão, o sistema criado pelo governo tem antecedência de 1 minuto, disse o menino. Os avisos são colocados no perfil @alarmacismos.

Depois que tive a ideia, fui procurar os sensores e achei um por US$ 2.500", contou. "Era muito caro, então encontrei uma alternativa por US$ 50, que fazia praticamente a mesma coisa. Quero que isso mostre que não é preciso ter muito dinheiro para conseguir algo criativo e que pode ajudar as pessoas."
A ideia de Klocker foi bem recebida e o jovem conta que se assustou com a repercussão internacional: "Me ligaram de um jornal na Tailândia!". Segundo ele, o governo chileno também se impressionou com o sistema e se dispôs a colocar um sensor em cada uma das 14 regiões chilenas, para que possa funcionar melhor.

Para o futuro, o adolescente pensa em criar um aplicativo para celulares a partir do sistema. Klocker também quer abrir o código por trás da ferramenta que criou, para que ela possa ser usada por outras pessoas e em outros países. Reportagem tirada do G1(globo.com).

POIS É GALERA, QUEM DISSE QUE ADOLESCENTE SÓ FAZ COISA ERRADA? É BOM LEMBRAR QUE ALGUNS PAIS ACHAM QUE NÃO SERVERM NEM PRA TRANCAR A PORTA DE CASA. VOCÊ, ADOLESCENTE, TEM TUDO PRA REALIZAR GRANDES COISAS, E NÃO PRECISA ESPERAR FICAR VELHO PRA ISSO, COMO ESSE ADOLESCENTE DA REPORTAGEM, SEJA ALGUEM QUE FAZ HISTÓRIA, MUDE A SITUAÇÃO DA SUA ESCOLA, DA SUA FAMILIA, CREIA EM DEUS, POIS ELE TEM GRANDES OBRAS PARA REALIZAR ATRAVÉS DA SUA VIDA, DEPENDA TÃO SOMENTE DO SENHOR, POIS ELE SABERÁ COMO USAR TODO O SEU POTENCIAL. FAÇA PARTE DE UMA TRIBO RADICAL, FAÇA AMIGOS QUE TEMEM A DEUS, JUNTE-SE A ELES, O TEMPO VAI PASSAR E VOCÊ NÃO PODE FICAR PRA "TITIO". TEIA RADICAL TE AJUDARÁ NA SUA MISSÃO.








5 comentários:

  1. O mundo sempre diz que os adolescentes sao sinônimos de irresponsabilidade de preguiça, problemas.. Esse caso do Sebastian Klocker prova que nós adolescentes, temos muito potencial =]

    ResponderExcluir
  2. CURTI AI!
    A Organização Mundial da Saúde define a adolescência como o período de transformações biológicas, psicológicas e sociais por que passam as pessoas entre os 10 e os 20 anos. Uma fase delicada, complexa e importantíssima, em que as decisões mais importantes da vida são tomadas. É na adolescência que a maioria de nós escolhe a profissão, a fé, o cônjuge, o estilo de vida, os amigos, os esportes, os lazeres e as preferências políticas. É também na adolescência que os vícios e os comportamentos doentios se instalam. A adolescência também é o período em a inteligência e o caráter se definem. Trata-se, na verdade, de um período fundamental da vida humana, antes desconhecido ou menosprezado.
    Por tudo isto, se há uma fase da vida de nossas crianças em que eles mais precisam de amor, paciência, orientação e compreensão é a adolescência.

    ResponderExcluir
  3. A palavra Potencial nos define. Adolescentes são o futuro e de fato o poder mudá-lo é nosso. É Radicais temos o poder em nossas jovens mãos..kkkk

    ResponderExcluir
  4. Bixo, esse tipo de história nos coloca pra cimaa' \o/ enxergar nossa potencialidade... lol

    ResponderExcluir